domingo, 28 de dezembro de 2008

Aventuras Fantásticas



Futuros imaginados, visões oníricas da exploração planetária. À cinquenta anos atrás era assim que se imaginavam os futuros e se sonhavam que seriam os planetas do sistema solar. A ciência pura e os seus instrumentos tecnológicos já nos mostraram que os planetas não são bem como os imaginámos. Ficam estas visões, agora pueris, de futuros que nunca aconteceram. Mqis em Golden Age Comic Books - Fantastic Adventures. E se lá passarem, visitem o resto do blog. Vão encontrar boas supresas.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Avaliações do 1º Período

As pautas de avaliação do primeiro período dos segundo e terceiro ciclos do Agrupamento de Escolas da Venda do Pinheiro estão afixadas no àtrio da escola E.B. 2,3 da Venda do Pinheiro e disponíveis online na página do Agrupamento, no endereço http://agvendapinheiro-m.ccems.pt/. A página de consulta das pautas de avaliação não necessita de chave de inscrição.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal










Como fazer: criar uma animação em Powerpoint e exportar como flash através do iSpring. Publicar o filme em flash na net é um processo complexo -primeiro, é preciso alojar o ficheiro num servidor web. Em seguida, é preciso um código html que permita mostrar o filme a correr na página (na linguagem da net chama-se emebeber o objecto flash). Para isso, basta ir a este site: embedded html generator, capaz de gerar código embebível para filmes em flash, quicktime, realmedia ou windows media.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Der Luftkireg der Zukunft



Der Luftkrieg der Zukunft - O Destruidor de Dirigíveis
Internet Archive | Airship Destroyer

Este filme de 1909 é um dos primeiros filmes de FC. Uma armada de dirigíveis bombardeia uma cidade. Os defensores são impotentes para travar a ameaça, mas um jovem inventor tem a solução, com uma nova arma voadora capaz de destruir a ameaça dos dirigíveis carregados de bombas.

É um prazer ver este filme quase centenário. Recorda-nos antigas visões de futuro (frotas de dirigíveis sobre os céus europeus) surpreendendo pela qualidade dos efeitos especiais e pelo dinamismo. Este filme foi realizado numa época em que as câmaras pesavam dezenas de quilos, obrigavam o operador a rodar constantemente uma manivela e cuja mobilidade era muito reduzida. Com todas as limitações técnicas, algumas cenas - de combate entre uma aeronave e os dirigíveis, ou o bombardeamento de uma cidade, surpreendem pela sua verosimilidade.

Daqui a cem anos o mais ultra-moderno dos contemporâneos filmes com esplendorosos efeitos especiais 3D vai parecer, aos olhos de quem viver no futuro, tão singelamente primitivos e simpáticos como este filme saído da poeira da história.

Podem ver o filme aqui, consultar a ficha técnica no Europa Film Treasures ou descarregar o filme legalmente no Internet Archive.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

City Creator



Para os amantes dos jogos online em flash, fica uma sugestão: o City Creator. Aqui podes construir uma cidade a partir de elementos modulares - edifícios, veículos e pessoas. Experimenta!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Transport Tycoon



Um jogo clássico, muito interessante e viciante. Controlas uma empresa de transportes e a tua missão é a de ao longo de 100 anos fazer crescer a empresa, construindo vias férreas, linhas de transporte rodoviário, marítimo e aéreo. Se souberes encontrar bons negócios, ligando indústrias e cidades, sobrevives e tornas-te um milionário virtual. Se não... enfim, podes sempre tentar novamente!

Onde encontrar o jogo? Precisas de dois programas: o Transport Tycoon Deluxe original (corre no velhinho DOS, e o Open TTD, que te permite correr o Transport Tycoon Deluxe em Windows XP ou Vista.



Como instalar? Primeiro, descarrega o Transport Tycoon Deluxe daqui: Abandonia | Transport Tycoon. Quando terminar o download, extrai do ficheiro descarregado a pasta Transport Tycoon Deluxe para o teu ambiente de trabalho. Depois, descarrega o Open TTD daqui: Open TTD Download Podes escolher a versão de acordo com o sistema operativo do teu computador. Ao intalares o Open TTD, surge-te uma opção em que tens de indicar onde é que está a pasta do Transport Tycoon Deluxe. Escolhes a localização correcta, e continuas a instalação. Depois de tudo pronto... bons jogos!



(Nota ética: o Transport Tycoon Deluxe classifica-se como abandonware, software que não está no domínio público mas que já não é vendido ou apoiado pela empresa editora. O Open TTD é um programa de fonte aberta. Podem encontrar tudo num só ficheiro zipado (em rar) aqui: 4Shared.)